GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Novas Tecnologias: Rádio em foco: setembro 2009

domingo, 13 de setembro de 2009

A era do PodCast


Para quem não sabe Podcast é uma maneira de publicar arquivos de mídia digital (sons, fotos, vídeos...) pela internet que permitem que outras pessoas acompanhem as atualizações. Podcast é uma expressão nova no mundo da mídia que, surgiu em 2004 ganhando sendo reconhecida em 2005, e funde duas palavras: iPod, o tocador de arquivos digitais de áudio da Apple, e broadcast, que significa transmissão em inglês.

O podcast é basicamente parecido a uma serie de TV ou um programa de rádio, só que não é ao vivo. Esses programas são gravados pelo seu autor, no caso o podcaster, e ficam hospedados em um endereço na internet. Assim, as pessoas que têm o interesse em ouvir um dos programa faz o Download em um computador ou tocador pessoal.

Essa forma de publicação vêm ganhando destaque nos últimos tempos. Até o meio educacional esta investindo nesta nova maneira de publicação. As universidades de Harvard e Stanford foram as pioneiras a utilizar o podcast como ferramenta educacional. O Brasil rapidamente também aderiu às entrevistas com especialistas ou trechos de aulas e palestras oferecidos como material de apoio a estudantes.

Assim o podcast surge como uma nova ferramenta que poderá auxiliar no processo educativo, uma vez que além de programas que podem ser ouvidos pelos alunos como: aulas, entrevistas, matérias sobre educação, os mesmos podem criar o seu próprio programa.

Se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, ou até mesmo saber como criar um podcast acesse o link:
http://pt.globalvoicesonline.org/wp-content/uploads/2007/08/conquiste_a_rede_podcast.pdf

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Radio como escola?

Você concorda com a arfimação de Roberto Salvador quando, no prefácio da obra Radioescola: uma proposta para o ensino de primeiro grau (1999) de Zeneida Alves de Assumpção, diz que:

“o Rádio já é uma escola, pois tem o dom de transformar a vida em sonoridade, penetrando não apenas no pensamento do ouvinte, mas naquilo que ele tem de sensibilidade. Decodificando as mensagens radiofônicas, o ouvinte elabora idéias, cria imagens, produz fantasias, enriquece o espírito, modifica ou consolida comportamentos [...]” ?
Vamos comentando...