GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Novas Tecnologias: Rádio em foco

sexta-feira, 21 de agosto de 2009


O rádio, tecnologia criada na passagem do século XIX para o XX, ainda é utilizado no cotidiano de muitas pessoas, porém de maneira distinta à utilização nas primeiras décadas de sua criação.
Antes o rádio era visto como o principal veiculo de informações, superando o telegrama, de maneira que conseguia passar informações em tempo real a várias pessoas ao mesmo tempo e em localidades diferentes. Eram transmitidas nas suas freqüências informações à cerca do que estava acontecendo, ou seja, o rádio servia como um jornal de notícias. Ele era tido como a “sensação” do momento.
Com o passar dos anos o rádio foi ganhando mais difusão e além dos telejornais, programas informativos, surgiram programas de bate papo, de entrevistas com profissionais que eram convidados a discutirem diversos assuntos, como por exemplo: educação. Nessa época eram comuns programas de alfabetização gerados por iniciativas governamentais que objetivava a alfabetização de pessoas que não teriam condições nem acesso de estudar em uma escola regular.
Porém com a censura ocorrida no Regime Militar (principalmente entre 68-70), e com o passar dos anos o rádio perdeu mais o seu caráter informativo e educativo. O jornalismo e a educação ficam, agora, sob responsabilidade de “meia dúzia” de emissoras, uma vez que atualmente sua atenção esta voltada para o entretenimento e a música, tomando o caráter mais comercial.
Assim no contexto em que o rádio encontra-se inserido, tendo que disputar com a televisão, o computador e outros meios tecnológicos, como poderíamos pensar sua inclusão na sala de aula como ferramenta de educação?

8 comentários:

  1. Apesar de hoje a tv, o computador e outros meios tecnológicos estar no "topo", o rádio pode ser um dos suportes que ajudam no processo de ensino - aprendizagem nas salas de aulas. No momento que eu trabalho uma música sobre a água ou sobre o folclore, o rádio torna sim uma ferramenta para o aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. A busca por novos meios no processo de educação sempre é bem vinda. Nosso mundo dispõe de tecnologias jamais vistas que podem nos outorgar facilidade no ensino e na aprendizagem da informação. Com isto busca-se um maior aproveitamento da relação professor-aluno-sociedade para que assim, através da educação possa se reduzir as grandes desigualdades existentes, desigualdades estas que não se resumem a social mas abrange também o cultural.

    ResponderExcluir
  3. Estamos vivendo em um mundo que muda muito rapidamente. Os recursos tecnológicos sofrem diversos avanços constantemente. E por este motivo conhecemos muito pouco a importância de cada recurso. Hoje, por termos diversos meios tecnológicos mais avançados que o rádio, este se tornou menos utilizado no processo de ensino e aprendizagem, e com isso muitas pessoas não compreendem a real importância deste meio que, no momento em que surgiu revolucionou a história do ensino.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida o radio é uma ferramenta muito importante em muitos lares brasileiros ,na qual as novas tecnologias vão demorar para chegar. Foi através do radio que fiquei sabendo que tinha passado na UNEB pois ainda não tinha acesso a essas novas tecnologias. Para mim ele foi e continua sendo de grande importância,ao trabalhar com idosos que moram só em suas casa, a grande companhia eles é o radio,é através dele que sabem muitas vezes dos acontecimentos da sua cidade ou região sem duvida este velho e novo companheiro vai continuar a nos guiar mesmo com as novas tecnologias.Mailan

    ResponderExcluir
  5. Falando como educadora, gosto muito de utilizar o rádio, pois percebo que os alunos ficam euforicos (aumenta a atenção e a participação) quando algo diferente acontece dentro da sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. Realmente Jamille, o rádio tem esse "poder" de atrair as pessoas, de fixar a atenção delas, por se tratar de um instrumento que necessita de atenção para a compreensão da mensagem transmitida, uma vez que a voz seja o único recurso utilizado para essas transmissões.
    E a introdução do mesmo na sala da aula só há de gerar beneficios e contribuir para uma aula mais agradável e participativa.

    ResponderExcluir
  7. É menina, parabéns pela escolha do tema, afinal o velho rádio, apesar das inovações tecnológicas continua ai com sua "marcação de território" devido a sua relevância.
    Você sabia que na época da guerra havia um programa / escola através do rádio?
    Não sei onde eu vi esta informação, não tenho mais detalhes, só sei que procede.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Dificilmente ouço rádio e ainda não sou educadora, mas estou percebendo que essa ferramenta pode ser muito propícia e sua contribuição está sendo fundamental. Siga em frente!

    ResponderExcluir