
Existem diversos projetos de incentivo à utilização do rádio no meio escolar, porém estes não são muito difundidos no meio educacional. Dentre estes projetos está o Radio Escola, foi criado em 2000 pela Gens (empresa prestadora de serviços educacionais), uma vez implantado na escola, o projeto poderá possibilitar:
Ao estudante :>aprender a ouvir a própria voz;
>prestar atenção ao conteúdo do que diz e a responsabilizar-se pelo que anuncia e comenta com quem o escuta;
>que vivencie, de forma criativa, todas as etapas de produção de mensagemIsso torna possível, por fim, comparar criticamente as intenções e, principalmente, o modo de produzir comunicação do rádio existente na escola com os das emissoras comerciais ou comunitárias que conhece.
À equipe educacional :
>Colocar em prática as recomendações descritas no art. 3º da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionais, quanto aos princípios que devem estar na base do ensino que, juntos oferecem à comunidade escolar: II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;X - valorização da experiência extra-escolar;XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
Assim projetos como estes se tornam um atrativo para os alunos, promovendo uma educação mais participativa.
Para mais informações sobre o assunto visite o site: http://www.portalgens.com.br/radio-escola/um.htm